Como utilizar o Postman Interceptor

Vanderlan Filho
3 min readApr 3, 2023

--

O Postman, possui uma funcionalidade, que muitas pessoas não conhecem e é uma verdadeira mão na roda para ajudar na criação de requisições para automação de uma forma rápida e prática!

Muitas vezes, quando precisamos reproduzir a chamada de uma API, normalmente abrimos a ferramentas do programador e utilizamos a aba de Network do navegador, para assim, visualizarmos o comportamento da API e reproduzirmos estes campos copiando todos os parâmetros necessários no POSTMAN.

Requisição com muitos campos

Porém, quando lidamos com uma requisição com muitos campos, além de trabalhosa, esta tarefa pode apresentar erros e divergências. Assim, a funcionalidade do Postman interceptor representa uma ajuda grande no dia a dia do automatizador.

Para utilizarmos esta funcionalidade, primeiro precisamos instalar a extensão do Chrome chamada “Postman interceptor”, link para acesso abaixo:

https://chrome.google.com/webstore/detail/postman-interceptor/aicmkgpgakddgnaphhhpliifpcfhicfo?hl=pt-PT

Após instalar, será exibida o ícone da extensão:

Com a extensão instalada, basta abrir o Postman e acessar a aba de “Capture requests”:

Após isso, escolha a aba de “Via Interceptor”

A seguir, selecione em qual Workspace você quer guardar a requisição salva, e se quiser melhorar a captura das requisições, selecione qual as urls ele deve filtrar para a captura.

Agora, é só precionar o botão “Start Capture” e abrir a página no navegador que você deseja capturar a requisição:

No meu exemplo, estou utilizando o Google Fights.

Nesta etapa, é só escolher a requisição que você deseja:

Pronto! Tudo salvo na collection e pronto para ser utilizado como você desejar. O postman sempre ajudando a tornar a nossa vida de QA um pouco mais fácil :)

--

--

Vanderlan Filho

Qa líder na Riachuelo, apaixonado pela área de qualidade e Blues.